Diversas empresas depararam-se neste sábado, 26/08, com o Radar Suspenso, sem saber ao certo, as motivações por trás deste evento ocorrido.
Porém não houve nenhuma fonte confiável que pudesse confirmar tal fato, logo essa suposição foi rapidamente descartada. Simultaneamente, a Receita se manteve em silêncio, sem explicar o acontecido.
Não é possível afirmar no momento quem e quantos foram atingidos, pois a suspensão de radar aparenta ser aleatória, sem qualquer motivo aparente, pois as empresas não apresentam inconsistências.
Dos atingidos que tiveram o radar suspenso e há conhecimento disso, foi consultado o DTE e este estava ativo. Além disso, também foram consultados os processos digitais para averiguar se não havia uma revisão de ofício em andamento e nenhum problema foi encontrado.
Nesta segunda feira 28/08/2023, a Receita Federal lançou o comunicado: “durante procedimento de rotina de atualização do sistema de habilitação do comércio exterior, também conhecido como Radar, houve uma falha no servidor do Serpro e este incidente suspendeu várias habilitações de comercio exterior. A Receita Federal já está em contato com as equipes do Serpro em busca de uma resolução para o problema“.
E aí, o que fazer?
A recomendação é a de não fazer nada por enquanto, pois existe uma possibilidade de falha sistêmica, um ‘bug’ no sistema da Receita Federal que seja a causa por trás desse problema.
Também existe a orientação de não pedir um ´novo radar´, porque podem ocorrer outras adversidades e problemas. Além disso, eles deveriam notificar o setor jurídico da empresa, para tomar conhecimento.
Muitas empresas que estão com cargas prontas para registro podem ter erros impeditivos por conta deste problema do final de semana e isso pode atrasar e até mesmo impedir o avanço das cargas.
Tudo isso pode ser apenas conjectura, mas se ficar provado que foi uma falha dos computadores da Receita Federal, acontecido num momento de paralização, a imagem do órgão será manchada.